domingo, 14 de março de 2010


Nunca substime o meu time ...
S

Muito se fala que o Santos é o melhor time do país atualmente e que joga um futebol vistoso e alegre o que já pra muitos da imprensa garante por antecipação a já conquista do Campeonato Paulista de 2010. Esse tipo de postura que seria justificada caso fosse veiculada em um jornal ou fanzine de uma torcida organizada santista ou até mesmo pelo próprio clube do Santos. Mas não em um jornal de grande cirulação. Um forte exemplo disso e bem próximo a mim, foi a matéria que saiu sobre o jogo entre Santos e Palmeiras no Correio Brasiliense nesse domingo dia do jogo (14.03.10) onde os princípios básicos de uma conduta jornalística são pouco levadas em consideração, enaltecendo uma das partes claramente em relação a outra. A análise de um jogo não deve privilegiar e/ou destacar enaltecendo mais um time do que o outro, muito menos ser um mero reflexo de uma "euforia" criada por boa parte da imprensa esportiva sobre um time com ótimos jogadores mas que não é o único nesse país.

Como disse em um post passado sobre esse jogo, o Santos era o time que como palmeirense queria gostaria de enfrentar. Digo isso porque acompanhei praticamente todos os jogos deles pela tv e enxergava um time talentoso e rápido do meio campo ofensivo pra frente mas em contrapartida falho na cobertura tanto nas laterais em na defesa que é lenta. É um time leve e solto, fluência essa que chega ser até em demasia por serem jogadores novos e com muito disposição pra se moviemtnarem, mas que evidentemente ainda são desorganizados dentro de campo por conta de um princípio de temporada em que se treina muito pouco pra alcançar a tal consistência, isso faz com que se crie muitos espaços que somente um defesa bem organizada e entrosada consegue preencher esses espaços. Enquanto ha um meio de campo e ataque com alto poder de movimentação procurando uam execelência no posicionamento nas jogadas ofensivas da equipe, laterias, volantes e zaga literalemtne quebram a cabeça pra fechar o sistema defensivo. Essa colocação é muito clara quando o técnico santista Dorival Jr. destaca a importância da conversa com os seus comandados de defesa pra que se armem bem e deêm conta do recado lá atrás, afim de que na frente as jogadas sejam criadas sem uma preocupação excessiva caso se perca a bola. Dorival disse em uma de suas entrevistas: "Tento fazer o possível para não atrapalhar!". Mas ai é que está a questão, Dorival tem que meter o dedão dele, pois seu time sonha em jogar por música mas claramente necessita praticar e enquanto isso não acontecesse tropeços e pisões são recorrentes a cada jogo embora a elegância na hora de bailar esteja se sobressaindo, resta saber até quando os erros por falta de treinamento não irão fazer com que o badalado time perca o compasso e literalmente dance.

Análise feita de imprensa e time adversário, o cenário está montado mais uma vez pra que o Palmeira passe por cima de todos mostrando mais uma vez sua grandeza e poder. Ostentação essa que foi mais uam vez provado frente ao time da baixada santista. Pessoalmente eu esperava mais de alguns jogadores que ao meu ver vinham em numa crescente e que obviamente tinha total competência pra se destacarem. Cleiton X. e Diegos Sousa eram destaques evidente e esperar um ótimo jogo por parte deles seria evidente, mas isso ocorreu somente com Diego; Robert confesso e ainda continuo com a opinião de que se trata de uma incognita não dando pra prever o que ele pode render; apesar dos 3 gols (tomara que seja uma boa fase daquelas que a bola e canela se tornem sinônimo de gol!) Pierri apesar de ser o eterno guerreiro vinha atuando mau e repetiu isso no clássico. Edinho que acreditava render mais chegou a fazer um bom jogo defensivamente preenchedo bem os espaços fazendo um jogo mias cauteloso com poucas chegadas a frente. Everton ficou boa parte do tempo apenas alternando pelas pontas do ataque pouco tocando na boa atuando de maneira discreta. Eduardo sofreu com as caidas de Neymar em suas costas e não conseguia avançar e ficou mais com a marcação, o que também não estava rendendo (foi substituido no intervalo); já lateral esquerda Armero jogou bem e afirmou com tranquilidade o que defendo sobre ele com relação a senso cobertura, serenidade, disposição física nas chegadas de linha de fundo e regularidade nos passes. Na zaga Danilo cresceu e se fosse no basquente diria que deu um festival de tocos. Léo foi regular apesar de expulso. E quanto a Marcos só tenho a agradecer o esforço e a honra de ter um goleiro e capitão de um porte santíssimo talentoso.

Eu nos meus quase 30 anos já aprendi muito com o futebol, e o principal ensinamento é o de não subestimar nenhum adversário, não que o time da baixada santista tenha feito isso de forma evidente mas a imprensa como sempre fez muito pouco caso do Palmeiras. E por mais que o placar seja esfregado na cara de muito, ha ainda a teimosia em dizerem ainda que o time adversário "dominou o jogo" ...

Fico me perguntando que jogo esses profissionais da comunicação e analistas no futebol assistiram. Digo novamente que por mais que seja Palmeirense procuro ser justo e verdadeiro por que se for pra inventar um time ele seria autosuficiente e a história sempre teria um final feliz pintado de verde e branco.

Assisti ao jogo pelo PFC e o comentarista da SportTV Lédio Carmona afirmou que o Palmeiras foi dominado no jogo. Como assim ? Mesmo no primeiro tempo onde o Palmeiras saiu perdendo con 2 gols de desvantagem, não deixou de criar algumas oportunidades fora as duas jogadas que culmiram nos gols de empate. Houve de fato falhas evidentes e pontuais que eram sim sinônimos de sempre boas jogadas do do adversário. A caida nas costas do Eduardo pelo Neymar onde ele fechava pelo meio e não passando somente pela ala do ataque santista; a outra era a chegada do Ganso pelo meio trocando passes com Robinho que recuava um pouco mais para dar opção de jogo, mas essa opção não vingou. Lédio no primeiro gol do Santos disse que o Antônio Carlos não queria é que o Palmeiras errasse passe em sua saída de bola para o ataque por que se não o time alvi-negro levaria muito perigo. Me desculpe mas essa é uma constatação óbivia para todos os jogos e times ! Que time quer perder a boa em seu campo de defesa e dar a oportunidade do adversário em contra-ataque pegar o time desprevenido podendo assim fazer o gol ? Esse foi um dos comentários pra lá de infelizes e superficiais desse comentarista.

Enfim pra finalizar faço a análise dos confrontos nos clássicos paulistas. Ganhamos do São Paulo e Santos, perdemos jogando bem contra o Corinthians. Essa lembrança serve afirmar mais uma vez, não subestime seu adversário muito menos o meu time a Sociedade Esportiva Palmeiras.

"Não importa o que diga , essa imprensa de gambas;
eu te sigo em toda parte, Palmeiras sempre vou te amar;
Porco, canta comigo ..."

"Festa no Aquário !!! rs"

Nenhum comentário:

Postar um comentário