terça-feira, 9 de março de 2010


Que venha o Santos

Por mais que eu e boa parte (pra não dizer a maioria!) dos palmeirenses e comentaristas literalmente condenarem o time desse primeiro semestre de 2010, não vejo a hora do jogo de domingo (14.03.10) começar.

Apesar das muitas insatisfações com relação a direitoria, composição de elenco e a melhor formação do time em campo, acredito de verdade que o time tem o seu potencial muito embora até agora de forma pontual, ou seja, acredito na capacidade técnica do Santo Marcos, a dupla de zaga, no Armero, Pierri, Edinho,Cleiton Xavier, Diego Sousa, Leny e Ivo.

Falar do Marcos vai ser o mesmo quando uma mãe vai defender seu filho, a mãe sempre vai protegê-lo e trata-lo bem; estou falando do capitão do time e que desempenha essa função como poucos. É a liderança aliada a inteira capacidade e talento. É o que sempre costumo dizer, que goleiro pra mim tem que ter reflexo, rapidez,força e ser arrojado, não se surpreender com lances ditos inusitados. Eu como palmeirense digo de boca cheia, meu time tem um grande goleiro e crítica nenhuma a ele arranha o status e a imagem que tenho do Marcos.

A dupla de zaga pra mim está fechada e dígna de seleção. Léo pelo lado direito e Danilo pela esquerda estão se entrosando muito bem passando muita confiança e serenidade tanto na antecipação como na simplicidade de jogo. Talvez em posicionamento quando for pra cair mais pelas laterais ou até adiantar-se pra preencher melhor os espaços, a dupla bata cabeça mas pra mim é inegável a capacidade individual de cada um e mais ainda a sensação de que ambos irão render e muito jogando juntos.

Com relação ao Armero e tudo o que já foi dito sobre ele, acho que se trata de uma puta de uma sacanagem sem motivos nada pertinentes. Não ha como negar a má fase no que diz respeito a palavra "azar", pois de fato eu diria que ele tomou um porre de azar. Mas nada de tira-lo do time, mesmo que ele pedisse. Acredito que se ele realmente tenha pedido pra ficar de fora de alguns jogos e esperar a "poeira baixar", nesse momento eu se sou o técnico não deixo a cara baixar a cabeça independente se o cara é um bom ou um péssimo jogador. O Armero entra num patamar de jogador regular pra bom, não se trata de um ótimo jogador isso é fato. Na defesa ele é afoito o que rende faltas próximas a área, mas o senso de cobertura e proteção se deslocando fechar os espaços é bom, o que defensivamente falando ele acaba entrando em um certo equilíbrio. Já ofensivamente o ele Armero é adpto da explosão e velocidade com ótimo senso de posicionamento do corpo pra fugir da marcação. É um jogador que tem ótimo preparo físico, prova disso já tirei em vários jogos que o Armero aos 25, 30 minutos do segundo tempo jogava a bola pra frente e ganhava com relativa facilidade do seu marcador. Enfim não troco o polivalente,esforçado e regular Wendel pelo forte, esforçado e jogador de origem da função Armero. Gabriel Silva sim terá a sua chance e isso é fato na cabeça de todo palmeirense, mas nesse momento em que ele está machucado e o tempo que vai levar pra pegar ritmo de jogo, eu iria de Armero, dando muita moral por cara.

Pierri muito embora pra mim tem tido algumas dificuldades nas últimas partidas sempre é o jogador de grande importância na marcação.

Edinho pra mim foi um jogador que o Muricy deixou de presente para o Palmeiras, por que se trata de um jogador com de muito potencial tanto ofensivo como defensivo. Não vejo nele um volante tosco e "burucutû" como era o Marcão (agora no Goiás) e nem um Magrão, um Renato, um Martinez e por ai vai; enxergo um jogador experiente seguro da sua capacidade quanto a posicionamento e marcação no meio de campo, além de ter visão de jogo apurada e uma técnica que o permite chegar bem no ataque. Hoje pra mim por conta de dessa análise ele entra tranquilo no lugar do Márcio Araújo o suposto titular da função ao lado do Pierri.

Cleiton Xavier e Diego Souza são macacos velhos nesse elenco e que a única coisa que eu marcaria como negativo na dupla é a tal chamada de jogo pra si, pois são líderes dentro e fora do time e é fato que o time tem uma dependência da produtividade desses jogadores. Eu a contrário da gigantesca maioria não adoto as críticas que são feitas a eles. Diego Sousa pra mim merece até um post exclusivo para analisa-lo e que breve farei.

Leny pra mim que sempre foi o tal do Filé de Borboleta do Luxemburgo parece estar mais a vontade depois de tanto tempo parado. Tá indo pra cima dos zagueiros, caido como sempre mas persistente, espero que Robinho só entre dentro de campo na imaginação do Leny pra que ele se inspire !

E quanto ao Ivo, se trata de mais um dos jogadores que ninguém cogitava em ser contratado pelo Palmeiras, mas pasmem (exclamação!) ele estava na minha lista de reforços pra esses ano ! Nas férias assisiti a dois jogos das reprises do campeonato gaúcho e lá estava o Ivo atuando pelo Juventude. Acompanhei de perto o jogador que de cara já chamava a atenção nos jogos que assistir. Lembro claramente que busquei informações na net sobre ele e uma das notícias que vi era de que o Grêmio tinha um suposto interesse no jogador. Foi com certeza uma satisfação pessoal ver o nome do cara ao menos ter sido cogitado e com a contratação então ai que fiquei muito contente ! Se trata de um jogador promissor e quando digo isso falo do rótulo de excelente pra craque. com a velocidade e drible como principais características

Enfim, depois de toda essa análise e deixado você leitor que conseguiu chegar até aqui esquecido do que se trata esse post, eu digo que o Palmeiras tem potencial pra vencer o time do Santos, e apesar de que a maioria dos comentaristas confirmam que hoje é o time que joga um futebol mais vistoso, isso não significa que taticamente e porque não em algumas posições, individualmente o time do Palmeiras possa crescer em cima de um inflado time de sardinhas !

O canto que fica cada vez mais forte:

" ... Lugar de peixe é dentro do aquário!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário