sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Post Bomba

Normalmente os posts que coloco aqui no blog são colocados depois de um tempo, valendo tanto pelas notícias que saem na imprensa como também para a análise dos jogos. Sou a favor desse tempo de maturação para questionar e analisar o máximo que puder. Nos jogos eu costumo anotar pontos que merecem destaque ao meu ver no jogo e que tem forte probabilidade de não sair na mídia convencional. Quando surge uma notícia como a crítica ao time da base do Palmeiras por Felipão, ai somente o tempo pra analisar melhor as palavras que ele usou. – Com o que tenho lá? Tenho aqui Patrik, Vinícius e mais ninguém. Não adianta, vão ficar bravos comigo? Podem ficar, não tem. Para jogar no Palmeiras, atualmente, não tem. Para jogar na equipe de cima, em um campeonato como esse, é preciso muito mais do que só qualidade – disse o técnico.

Nossa, que pancada. Não por contrariar totalmente a opinião dele acreditanto que a base tenha jogadores promissores e altiíssimo nível (que não é bem assim), mas por ser uma análise dele, o Felipão. Quem vai ousar contraria-lo ?

Gosto e admiro a maneira como Scolari toma conta do seu elenco e preza por uma administração impecavelmente organizada, guiada o máximo pelo seu punho, mas infelizmente dessa vez vejo que ele falou demais. Não pela opinião porque é a opinião dele, mas sim por tornar pública. Se sou jogador da base e anseio chegar ao profissional, ficaria com certeza furstado com essa declaração. Se o Sr. Felipão preza tanto por motivação e compreensão dos mais diversos problemas que passam na cabeça de seus jogadores, ele nnao deveria ter se equivocado e ter dito isso a público. Acredito que ele tem minado qualquer tipo de desejo dos garotos da base em alçarem o sonho de chegar no time profissional.

Jogadores que em alguns posts antigos, fiz questão de destaca-los, como Francinei, Gilsinho, Luís Felipe, Ramos, Anselmo (que acho não está mais na base), Bruno Turco e Fernando. Cito também o goleiro Borges mas ai não tem como criticar esse departamento pois sempre renderá bons frutos o gol verde.

Esses jogadores que citei são jogadores em potencial ao meu ver para passarem a treinar com o elenco titular e dai sim passarem por uma "modelagem" de adaptação e aperfeiçoamento, o que pra mim não deixa de ser uma período negativo, pois de fato carecem de um certo aprimoramento e ainda necessário acompanhamento psicológico para que aguentem o tranco de atuarem em clube como o Palmeiras.

Diante de tantas etapas naturais pra se alcançar o elenco profissional, o Palmeiras ao meu ver faz pouco caso com suas categorias de base e exemplos são vários. Como se não bastasse, esses garotos ainda tiveram que escutar essa declaração do Felipão.

Se serve de consolo, espero que esta fala do comandante máximo do time palmeirense, seja artifício motivador para os garotos da base e provem nas competições próprias da categoria que possuem seu valor.

Por fim, parece que nos últimos dias será discutido na direitoria se é profeitoso/viável seguir com o Palmeiras B. Com mais essa história, podesse pensar somente duas coisas: ou será mais uma mancada e falta de respeito com os jogadores das categorias de base; ou vai se partir para uma maneira de diminuir o funil de aprofeitamento dos jogadores, ou seja, o crivo e critérios de um novo projeto paras categoias de base devem ficar mais severos desejando-se alcançar uma qualidade melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário