segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Eu quero é mais

Palmeiras x Atlético - PR - Brasileirão 2010 (1º turno‎)


Opá, agora vai !!! Enfim a zica foi embora e vencemos a primeira partida no comando do Felipão. Enfim, o "Poderoso Chefão Felipão", começa a mostrar os resultados em campo de mais um ótimo trabalho sob o seu comando. Foi com certeza muito mais que uma luz no final do túnel como postei anteriormente no blog, deu agora pra começar a visualizar que o tunel tem uma saída. Mesmo que timidamente, o elenco de uma forma geral mudou o comportamento, bem pudera, já que as coisas ditas e as moficicações que Felipão fez na equipe foram pra peitar e dar uma tremenda rasteira aqueles que se julgam estar com uma porcentagem de superioridade acima de outros.

Senhor de toda essas séries de modificações o sempre exigente Papai Felipão com sua organização, inquietude e perfeccionismo, começou a arrumar a equipe antes mesmo entrar em campo. O horrível jogo contra o Vitória fez a paciência do comandante palmeirense voar longe. Chamou novamente a Psicóloga, Regina Brandão para trabalhar com ele e implementou novamente a idéia de se dividir as lideranças dentro de campo, postura já realizada em 2002 com a equipe penta campeã.

Luiz Felipe em entrevista ao programa "De frente com Gabi" declarou ter feito esse procediemento com o seu grupo na copa e agora inteligentíssimamente está fazendo o mesmo no Palmeiras. É muito fácil perceber o quanto isso é saudável e necessário dentro de campo pra que determinados jogadores se tornem extrensões não só do treinador, mas também desenvolvam essa maturidade ou capacidade de liderar, tornando-se responsáveis por suas palavras e atitudes. Os jogadores selecionados foram: Marcos, Danilo, Edinho e Marcos Assunção. Na minha opinião são líderes dentre as suas naturais limitações, todos eles e nem cogito a ausência de Pierri e Linconl nesta lista, já que ambos não vem jogando. O primeiro anda de de fato em má fase e precisa de um tempo para melhorar, pois além da dependência física por ser literalmente um cão de guarda, Pierri necessita adquirir novamente o tempo de bola no momento de roubar a bola do adversário que é a sua principal caracterísitca, a ausência desse fundamento o torna um primeiro volante de mediano pra baixo, espero que um suposot tempo no estaleiro possa melhorar outras características quer pra ele iria engrandecer ainda mais o seu futebol como passe e chute a gol. Já o Linconl que na minha opnião demonstra facilmente sua liderança com muito tranquilidade por sua personalidade, também está machucado e provavelmente retorna para o esperado jogo de volta da Sul-Americana.

Abaixo está o trecho praticamente exato do momento em que Scolari menciona esse trabalho feito na seleção com relação a distribuição de lideranças. Está logo no início do vídeo.



Eu pessoalmente fico muito feliz de ver um trabalho bem feito, independente de gerar ou não resultados tão expressivos ou números estatísticos gigantescos (nesse caso em específico), claro que quero e muito que todo esse estudo de perfis de certo, óbvio, mas o que quero dizer é que é gratificante ve o empenho e a produtividade de um treinador de primeira linha trabalhando em benefício do clube.

Voltando ao jogo, a modificação quanto ao esquema tático deu maior segurança ao setor defensivo e liberdade tanto a Rivaldo e Márcio Araújo (ambos improvisados) de subirem para o ataque. O meio campo com Marcos Assunção e Edinho teve força e posse de bola, mas quando chegava o momento de criar as jogadas limitava-se ao Tinga que tirando os rápidos momentos do primeiro tempo, cresceu muito na segunda parte da partida puxando uma resposabilidade digna de começar a adquirir respeito a torcida palmeirense. Luan no ataque me supreendeu bastante, não fazendo jogadas sensacionais, mas sim por ter força e capacidade de conduzir e proteger a bola com competência, o que não não posso falar da apagada e frustante atuação de Tadeu que sem mais delongas nada fez.

Destaque Positivos
Marcos - Falar o que ?! rs
Danilo - Autor do gol e mais uma vez literalmente gigante nas bolas aéreas. Liderança e pontecial digno de seleção.
Maurício Ramos - Ao lado de Danilo consegue render o melhor do seu futebol; só lembrando que já atuaram juntos e fizeram zaga do Palmeiras ser uma das menos vazadas. Destaco, que Maurício é um zagueiro sombra e não um jogador defesa espetacular, o máximo mediano.
Fabrício - Canhoto, frio e talentoso. Ótima atuação logo em sua estréia. Fiquei muito feliz com a atuação deste jovem zagueiro que pode na minha opinão atuar como lateral-esquerdo (escreva ai!); muito seguro, sem medo quando esteve acuado procurou sair jogando com muita segurança. Estamos de olho !
Tinga - E o moleque cresceu em campo ! Logo depois do jogo ele disse que estava liberado pra fazer o que quiser dentro de campo, com total liberdade de jogadas. Diria que com certeza foi ai o o grande ponto pra que ele de fato começasse a render o futebol que se espera dele. A conversa com certeza passa a ser um fator primordial a jogadores novos como ele. Fez a jogada para os dois gols e mostrou muita raça e vontade. Continue assim !

Destaques Negativos
Marcio Araújo - Perdido dentro do campo e com dificuldades em ocilar nas trocas de posição com Tinga pela direita; errou algumas jogadas bobas de domínio de bola e passe. Mas tem crédito.
Tadeu - Esperava muito mais. Mesmo não sendo rápido acreditava que poderia jogar melhor de constas para o gol e até mesmo criando dribles curtos pra chutar a gol. Sem falar que ele fez o clássico erro de misturar vontade de mostrar serviço com ser violento, e dai o árbitro que já estava de olho nele não pensou duas vezes em expulsa-lo por uma jogada boba. Se quiser outra chance, abre o olho ...

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 X 0 ATLÉTICO-PR

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 14 de agosto de 2010, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Hilton Moutinho (Fifa-RJ) e César Augusto de Oliveira (DF)

Público: 10.074 torcedores
Renda:
R$ 350.520,00

Cartões amarelos: Maurício Ramos, Tinga e Tadeu (Palmeiras); Leandro, Paulo Baier, Maikon Leite e Mithyuê (Atlético)
Cartão vermelho: Tadeu (Palmeiras)

Gols:
PALMEIRAS: Danilo, aos 2 minutos do primeiro tempo; Ewerthon, aos 31 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Fabrício; Márcio Araújo, Edinho, Marcos Assunção, Tinga e Rivaldo; Tadeu e Luan (Ewerthon)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

ATLÉTICO-PR: Neto; Leandro, Gustavo, Rhodolfo e Bruno Costa (Branquinho); Deivid (Mithyuê), Chico, Paulinho, Guerrón (Maikon Leite) e Paulo Baier; Bruno Mineiro
Técnico: Paulo César Carpegiani

Nenhum comentário:

Postar um comentário